Starters - Lissa Price

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Não tenho casa, não tenho roupas, não tenho parentes. Nada. Pior do que tudo isso, eu vendi meu corpo para um lugar chamado Prime Destinations. O que acha disso?"
Pág. 114

Editora: Novo Conceito
Páginas:367
Série: Starters #1
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Callie vive em um mundo completamente diferente do nosso. Após a Guerra dos Esporos, todas as pessoas entre 20 e 60 anos morreram. Jovens e crianças foram deixadas órfãs, inclusive ela e seu irmão doente. E é por causa desse irmão que ela toma a decisão que tornará sua vida ainda mais difícil.
Ela decide procurar uma empresa chamada Prime Destinations, que aluga corpos de adolescentes, torna-os belos com uma avançada tecnologia, e permite que os Ender - ou idosos - tenham algumas semanas de uma vida de aventuras, dentro destes corpos. 
Parecia fácil, até que a garota descobre que a Ender que aluga seu corpo tinha um plano perigoso. Um assassinato.


Minha Opinião: O mercado literário pareceu explodir em um bum de distopias. A criatividade dos autores parece sem limite, porque cada livro conta uma história diferente de futuro. E, em todos eles, nosso futuro não é nada bom. É o que acontece em Starters.
A premissa básica de uma boa distopia é sempre: sobreviver. No caso de Callie, a mocinha de Starters, há uma oportunidade. Claro que é uma oportunidade nada ortodoxa, afinal, ela precisa alugar seu corpo, tornar-se uma nova pessoa por um breve tempo. Resumindo: uma nova espécie de prostituição.
O início da leitura é confuso. São muitas informações jogadas em nosso colo e poucas explicações. Somos bombardeados por esse novo mundo, esse novo tempo, que nos parece muito crível. A ideia da autora, de criar uma empresa que aluga corpos de adolescentes para que idosos possam se "divertir" é muito interessante, e ela soube contar sua história.
Na minha opinião, o livro é um pouco longo demais. Não que seja cansativo, porque a escrita de Lissa Price é muito dinâmica, mas acredito que algumas passagens poderiam ter sido simplesmente "deletadas". A verdadeira ação demora um pouco para acontecer, mas quando acontece, não dá mais para parar de ler.
Um dos grandes pontos fortes de Starters é a protagonista Callie. Ela é independente, decidida e corajosa, além de extremamente dedicada aos que ama. Contudo, o possível triângulo amoroso da trama não me convenceu, e não consegui suspirar por nenhum dos dois mocinhos. Tanto Blake quanto Michael são um pouco insípidos, embora eu tenha um favorito para o próximo livro.
Falando em continuação, sinceramente, acho que Starters é mais um livro que poderia ter parado no primeiro volume. Não que a história não tenha potencial para continuar, mas porque a autora poderia ter simplesmente fugido da modinha de séries e se focado em um livro solo com menos cenas desnecessárias e mais objetividade. Bem, de qualquer forma, já que há mais um volume (apenas um, o que é animador), espero que as pontas soltas sejam bem explicadas, uma vez que muito pouco da tecnologia envolvida neste livro foi explicado. 
Não deixem de dar uma chance para Starters, pois a premissa é diferente, ousada e, apesar das passagens lentas e longas, e de alguns nós que o livro deixa na nossa cabeça, a leitura é divertida e interessante.

Quantas estrelas:

Vídeo: Não sei o motivo, mas distopias sempre me fazem pensar em Linkin Park. Desta vez Crawling encaixou perfeitamente.

13 comentários:

Unknown testemunhou...

Adorei sua resenha. Provavelmente, vou querer ler o seu livro.
Beijos!

Unknown testemunhou...

Eu estou meio devagar, li tanta ficção distópica nos últimos meses que parei. Assim que der vou ler Starters.bjão Bia

Dilaide testemunhou...

Achei a capa parecida com a de Sereia. A história é interessante, mas odeio livros que demoram para chegar na parte interessante. Mas me deixou intrigada e vou ler. :*

Mila Ferreira testemunhou...

Gostei da leitura apesar de ter sentido falta de muitas explicações.
Abraços!
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

Luiza Fiusa Pires testemunhou...

Creio que se o livro acabasse assim, com a protagonista de boa com o irmão, ia ser muito egoísmo dela mesma e o livro ia passar uma mensagem muito individualista: esteja bem e que se dane o resto. Creio que esse mundo futuro ainda tem muitos conflitos para resolver, como cuidar de verdade dos seus starters sem parentes.

Elimar Souza testemunhou...

Eu gostei bastante do livro. Na verdade, estou super ansiosa pela continuação. Quero ver como a relação de Callie e Blake vai evoluir e como Michael vai se encontrar nesse mundo com novas oportunidades.

Milla testemunhou...

poxa concordo com vc quanto a continuação do livro, tb acho que poderia ter parado lá.. e tb não me encantei com o casal,. ou o amigo dela e que poderia ter virado algum amor, não senti muito clima, não me inspirou tb..

bjs
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

Biazinha testemunhou...

Mais uma protagonista corajosa e decidida,eu adorooo!!!!

este livro está na minha pilha e eu estou ansiosa para começar!!

bjs

Bianca

www.apaixonadasporlivros.com.br

Raquel Machado testemunhou...

Oi,
Estou com o livro aqui em casa espero gostar dele...e gostar de pelo menos de um dos moços do triangulo..huahuaha
Bjsss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Lia Christo testemunhou...

Eu ainda não li o livro e confesso que distopias não fazem muito a minha praia, por assim dizer. Mas, como sou parceira da NC vou ter que ler e espero gostar e sua resenha ajudou muito a entender um pouco melhor a história.
Lia Christo
www.docesletras.com.br

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

Não sei como vc disse tem um monte de distopia ai mas... esse eu não considero muito acho meio ficção científica. Mas quero muito ler ele.

Bjs

DÊ SEU TESTEMUNHO...